Parágrafo - Discussão Finalística, Causalística e Programática
Parágrafo "finalística, causalística e programática" apresentadas no texto de Flusser "Nosso Programa" - Para a aula 10/04
As dinâmicas corporais realizadas em sala de aula foram ótimas para exemplificar os conceitos principais propostos por Vilém Flusser em seu texto "Nosso programa". A começar, na dinâmica da fila em ordem de tamanho foi exposto o pensamento finalístico: havia um motivo por detrás das ações, a fim de conferir a essas um significado: organizarmos até que a fila estive em ordem crescente de tamanho - o estágio final entendido. Na finalística, não há liberdade nas ações e nem tampouco o acaso, o que o parece ser é apenas um próposito não descoberto. Na segunda dinâmica, a roda com os comandos de horizontal e diagonal, a organização possuia o caráter causalístico, isto é, possuia uma causa por detrás das ações, a fim de ordená-las: a ação da pessoa anterior determinava a sua e assim por diante, em uma cadeia regida pela causa e a consequência. Neste cenário, mesmo que agissemos como se nossa ação fosse livre - em comparação principalmente com a primeira dinâmica - (podia ser feita a escolha pessoal de ser horizontal ou diagonal), ela também seguia uma ordem objetivamente determina. Isto porque além de só podermos causar algo na pessoa imediatamente em seguida no sentido escolhido na roda, o resultado final variava pouco - os finais que pareciam ser acasos na verdade eram resultados de escolhas não descobertas. A noção de liberdade era subjetiva porém mais presente. Por fim, com a terceira dinâmica, o terceiro pensamento. Na dinâmica, em que aleatoriamente mais de uma pessoa era escolhida, essa podia escolher a quem tocar e para onde ir, o grau de liberdade para/com a dinâmica era consideravelmente maior. Uma simples mudança de movimento ou de quem escolher ou para onde ir poderia mudar a configuração geral da dinâmica. Foi apenas assumindo o caráter da dinâmica e aceitando as inúmeras variações do que poderia acontecer, que os indíviduos foram livres para brincar.
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