Crítica Estruturada - Storyboard Vídeo em Grupo
Crítica Estruturada - Storyboard para Stopmotion - Aula 17/04
Após terem sido apresentados todos os vídeos para a turma, dois grupos se reuniram para conversarem e constituírem em conjunto críticas analisando as edições e aspectos compositivos do vídeo, o uso do som, as transições e as ideias programática, causalística e finalística. O projeto a ser analisado foi do trio 5, Andreza, Bianca Campos e Rafaela. O vídeo das meninas está anexado abaixo.
O que mais chamou atenção no vídeo montado pelo outro grupo foi a maneira como as diferentes imagens usadas transacionaram por meio das cores. Em especial, o tom de azul da primeira foto para os triângulos coloridos, usando um específico em azul, e depois um outro triângulo roxo - que também ajudou na transição para a última imagem, a bolinha roxa. A primeira parte do vídeo consegue utilizar bastante o conceito de imersão desejada, já que quem assiste o vídeo sente que entra na imagem azul como um mergulhador se lança na água - o recurso sonoro também contribui bastante para esse sentimento de afundar.
A parte do meio do vídeo utiliza cores muito chamativas, o que prende bastante a atenção de quem assiste. A mudança na posição dos triângulos e os efeitos de distorção foram recurso bem criativos para criar os movimentos. O uso do som de máquina fotográfica também foi uma utilização criativa de sons e fez com que a transição fosse mais fluída. Ainda com relação aos sons, no final, o som de pássaros é muito interessante por trazer uma quebra com o efeito da bolinha caindo - que a partir do senso comum, seria um som de queda ou vulto, algo mais brusco.
Entretanto, o enquadramento das imagens foi um pouco incômodo, já que entre uma primeira movimentação e outra, aparece uma borda preta que atraia o olhar da imagem principal. A diferença entre o tamanho das imagens e enquadramentos interrompeu a sensação de continuidade que o vídeo deveria propor.
Quanto ao aspectos finalístico, causalístico e programático que puderam ser analisados no vídeo, destaca-se o ideal causalístico das cores, esse era o elemento de causa e consequência das transições: a cor de um elemento era a causa da vinda da próxima imagem. Além disso, o aspecto programático está presente em todos os storyboards, que buscavam explorar uma imersão e também abstração, que utilizam bastante do acaso prográmatico.
Comentários
Postar um comentário