Seminário Fotográfos e Experiência IA
Seminário Fotográfos e Experiência IA - Aula 30/03
Grupo 5: Ana Clara Vitor, Alex Campos, Ana Beatriz Irias, Beatriz Bolina, Isabela Daride, Mateus Peranovich e Vinicius Urpia.
![]() |
| Experiência IAs |
Na atividade proposta, foram definidos quatro fotográfos para cada grupo, dos quais deveriam ser selecionados uma foto por fotográfo. Os nomes trabalhados pelo meu grupo foram: Richard Avedon, Diane Arbus, Berenice Abbott e Edmund Collein. A seguir estarão as fotos escolhidas em conjunto pelos integrantes do grupo e os aspectos que mais nos chamaram atenção.
A começar com Richard Avedon, cuja fotografia de um homem repleto de insetos nos chamou atenção pelo contrates de luz e sombra do corpo masculino e do fundo, bem como do destaque nas abelhas escuras. Também nos instigou a feição do homem, que mesmo em um situação desconfortável, continua sereno, causando em que vê a imagem, uma sensação instigante porem de desconforto.
A foto de Diane também trás um elemento inusitado: o pescoço e a cabeça da figura central substituída por uma estrutura metálica. Há um contraste interessante entre o fundo completamente escuro, a camisa branca e as texturas mais acinzentadas do canto inferior esquerdo, A composição da foto é muito interessante pois além desses, também chama atenção o bloco em que está a cadeira, a cortina como elemento vertical na esquerda e a textura do piso de madeira.
Para Berenice, a foto escolhida tem como elemento de destaque os feixes de luz que invadem uma estação. A composição da imagem apresenta um contraste interessante entre a luz clara e o canto superior direito mais escuro porém com ricos detalhes arquitetônicos. Também chama atenção os passantes, principalmente aqueles que não estão muito nítidos na imagem e parecem vultos.
Por fim, a escolha de Edmund Collein traz uma exposição dupla com a imagem de um cara de corpo inteiro, destaca por uma luz bem localizada, e um sombra muito bem contornada de um rosto, A impressão de que esse homem está "dentro" do rosto, bem como o jogo de luz em diferentes pontos do quadro, tornam a imagem muito interessante.
Os resultados escolhidos e salvos pelo grupo, dentre as demais tentativas, foram produzidos pelo gerador DALL-E - produto do laboratório de pesquisa OpenAI co-fundado por Elon Musk. O prompt usado para gerar a foto foi: "Imagem em preto e branco com uma figura masculina com sobreposição de luzes fortes e sombras com alto contraste”.
![]() |
| Foto gerada pelo DALL-E a partir da escolha do prompt. |
Quanto a possiveís problemas com essa experiência, o meu grupo lidou apenas com problemas na composição do desenho e na forma humana um pouco distorcida. Entretanto, a partir da tentativa de alguns dos demais grupos, iniciou-se uma discussão em sala sobre entraves mais sérios com os geradores de imagem com Inteligência Artificial, especificamente, sobre como esses podem reproduzir falhas da nossa sociedade, como o racismo, nas artes geradas.






Comentários
Postar um comentário